quarta-feira, 6 de maio de 2015

Organizando seus estudos



Oi gente, estou no meio de uma semana cheia de provas e resolvi dar uma ideia de como organizar os seus estudos.
Bom, eu sempre fui  bem organizada,e com o tempo eu desenvolvi uma forma de estudar que dava certo para mim. Mas desde que entrei no Cefet (colégio federal de ensino técnico e médio, onde eu estudo) o tempo para organizar certas coisas se esgotou e a forma como eu costumava estudar antes, não se encaixa mais no tempo que eu tenho.
Então eu tive que mudar, e ainda estou mudando mas para isso é preciso organização e ter um plano de estudo ou algo que te dê um ritmo, para que as coisas não se acumulem.
Então lá vai algumas dicas para organizar seu tempo e os seus estudos.
Dica 1. Uma coisa que você precisa fazer quando se quer ter organização é anotar tudo o que você precisa fazer, colocando uma ordem de urgência e datas para não esquecer. Quando falamos nisso pensamos em agenda, o que realmente é uma das melhores formas,que você pode usar,  mas que não funcionou para mim porque eu não criei o hábito de olhar a agenda e eu acabava esquecendo da mesma forma. Então eu faço isso através de organizadores mensais, que você pode pegar na internet. (Eu peguei aqui ->   http://www.crisrezende.com/wp-content/uploads/2015/02/Calendario_2015_Cris-Rezende.pdf)


Dica 2. Uma outra maneira de organizar seus estudos é também através da divisão dos assuntos. Exemplo: Se você vai ter uma prova onde vão cair 3 capítulos, você começa estudando apenas o capítulo 1, no primeiro dia, no segundo dia você revisa o cap. que você estudou e estuda ou próximo, e assim por diante. {Mas para isso é preciso ter uma organização antecipada.}

Dica 3. Mais uma dica é utilizar de meios que você possui para anotar e para lembrar de trabalhos, assuntos de provas...
 Se nem mesmo com organizadores você consegue se lembrar, e a dica 1 não funcionou pra você uma outra forma é você anotar tudo no bloco de notas do celular, ou no caso do IPhone, nos lembretes. 
 Mas uma coisa que você pode fazer para realmente ser algo organizado é separar suas notas ou lembretes por pastas; que podem ser por matéria, ou por "trabalhos", "provas e assuntos", o que você quiser, apenas agrupe para ser mais fácil na hora que você for ler.


 Dica 4. Se o seu professor disponibiliza os slides passados nas aulas, imprima, de forma que na folha ainda sobre espaço para escrever. Isso me ajudou muito na hora de estudar porque você pode fazer o seu resumo, mas sempre com a informação toda ali do seu lado, diminuindo muitas vezes o seu material de estudo.

 Existem muitas outras dicas que eu poderia dar, mas estas são as que para mim realmente fizeram diferença e  me ajudaram a estudar. Então to repassando pra vocês. ;)
 Se você gostou e gostaria que tivesse mais postagens assim, curte aqui em baixo, e se você tem alguma sugestão, deixa na caixa de comentários que eu vou gostar de saber. 
Então é isso...por hoje é só. Bjss 





Nenhum comentário:

Postar um comentário