quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como é cursar em um colégio técnico e Federal?


Ooi gente!! Tudo bem?
Eu sempre estudei em colégio particular, pois morava em Salvador, e não tinham boas escolas públicas, e desde o início desse ano, como já contei aqui, me mudei para Minas Gerais e  estou estudando no Cefet-MG, em Araxá.
O Cefet é um colégio técnico Federal que, além do ensino médio também têm ensino técnico.Eu faço o Curso técnico de Edificações.
Não só por ser Federal, mas também por ser técnico, o ensino e as políticas do colégio são bem diferentes e eu resolvi contar aqui algumas coisas que eu acho que quem pensa em entrar em um Cefet da vida, é legal ficar sabendo.
1-Bom, uma coisa que eu senti bastante diferença, é que a responsabilidade que você precisa ter lá é bem maior do que em qualquer outro colégio. Não falo isso só por mim, mas pelas pessoas da minha turma, que vieram de diversos tipos de colégio. 
Lá, "você vai na aula se você quiser". Não tem ninguém para ligar para os seus pais ou ficar te cobrando. Eles te dão liberdade o suficiente para fazer suas escolhas e arcar com as consequências.
2- As aulas, na minha opinião, não são muito diferentes do que eu tinha antes, mas uma coisa perceptível é a forma com que os professores, ou a maioria deles lida dentro da sala de aula. Alguns professores te dão bastante ajuda e relevam bastante as coisas, enquanto outros deixam as coisas por sua conta. Se você não prestou atenção na aula , já foi, não tem repetição. Com alguns professores a matéria é passada basicamente e depois você que corre atrás para ir mais a fundo no assunto.Tipo faculdade. 
3- Tanto o número de matérias, quanto a carga horária aumenta bastante, então você tem que se organizar melhor para dar conta de estudar, fazer trabalhos e tudo o que os professores pedem além da aula.
4- Uma coisa que eu gostei e achei bem positiva, é a questão da disponibilidade do conteúdo dado em sala de aula. A maioria dos professores, que fazem slides, disponibilizam depois para os alunos. Alguns também fazem apostilas complementares, o que ajuda muito.
5- Uma coisa importantíssima, que você tem que ter em mente quando entra em um colégio, que além do colegial, tem o curso técnico, e que você tá estudando para no final do curso sair como um técnico, então você não está mais ali apenas estudando para provas, mas você precisa realmente fixar o conteúdo para se tornar um profissional completo no final do curso. Mesmo se não for levar a profissão adiante, você vai precisar do diploma né? 
E isso me leva ao último tópico...
6- As matérias técnicas te reprovam. Ou seja, nem adianta entrar só porque o ensino médio é bom e largar as matérias técnicas. NÃO! As matérias técnicas reprovam todo o seu ano. Não adianta ter um boletim impecável em todas matérias e nas técnicas ficar com vermelho. Então pense bem e escolha um curso que realmente você tenha interesse, afinal quando a gnt aprende sobre o que gosta fica tudo mais fácil.
Então gente, esse post foi bem longo, mas espero que tenha ajudado a dar uma noção de como é um colégio Técnico e federal.
Qualquer coisa que eu talvez não tenha citado. Me pergunta nos comentários que eu respondo! 
Espero que tenham gostado.bjss ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário